Não há como negar: Organizar um casamento dá muito trabalho, afinal, são muitos pequenos e grandes detalhes que devem ser pensados, desde a decoração de casamento, passando pela escolha do buffet até chegar ao tão sonhado vestido de noiva e todos os acessórios para que tudo seja perfeito. Se vocês são noivos perfeccionistas e precisam ter certeza de que tudo sairá do jeitinho como sonhavam, esse será um período de muito estresse, muitas preocupações e, consequentemente, algumas noites sem dormir.

Mas acalmem-se! Existem alguns segredos que os novos noivos ainda não conhecem e que irão revolucionar tudo o que vocês pensavam sobre a difícil tarefa de planejar um enlace. Confiram algumas dicas:

– Não façam reservas ou contratem fornecedores já no dia seguinte ao noivado, as coisas podem tomar diversos rumos nessa trajetória e uma decisão precipitada pode não se encaixar com o que vem pela frente.

– Tomem algumas semanas para conseguir enxergar a ideia geral que desejam para o evento e decidam tudo com calma. Façam uma lista de tarefas com um cronograma organizado do que deve ser feito primeiro e depois e siga essa programação.

 Uma coisa é o que vocês “Querem” e outra é o que “Precisam”

Saber se organizar previamente neste quesito também é dos grandes segredos para o êxito da festa, sem que acabe com a situação financeira de vocês, aqui se encaixa a necessidade de se ter uma cerimonialista (assessora). Para isso, tentem separar o que é imprescindível e necessário no casamento, daquilo que é “apenas” sonhos de consumo. As coisas necessárias são aquelas indispensáveis para poder realizá-lo, e muitas delas estarão na sua lista, mas coloque estas como prioridade. Se ao final tiverem que abrir mão de algo, a lista de “Desejos” ajudará a não prejudicar o evento e ainda se manterem dentro do orçamento.

Assuntos também importantes

Calma que estamos apenas começando. Em todo evento será necessário fazer anotações e orçamentos de outros serviços como:

Lista de Convidados

Faça uma prévia nessa lista, assim você terá uma ideia de quantas pessoas e quais serão importantes de estarem com vocês nessa data. Com isso, você também terá como fazer uma estimativa de gastos com o buffet.

Fotografia e Filmagem

De tudo que você irá contratar como serviço, a fotografia será sem dúvida o item de extrema importância para o casamento, pois contará sua história nesse dia e será lembrada através dela por gerações, um serviço prestado por pessoas únicas. Então se você gosta de um determinado fotógrafo, é melhor se apressar e contratá-lo logo.

Diferente de fornecedores como Bolo de Casamento e Decoração, o fotógrafo só pode atender um único evento por vez.               

Banda ou Dj

Você já foi naquela festa em que ninguém ficava parado? Pois é, essa função depende muito desse profissional. Não basta ter equipamento, além do equipamento ter que ser muito bom em vários aspectos, ele tem que interagir com o público, tocar as músicas que gostam e querem, isso também é de suma importância.

 O Assessor/Cerimonialista

Tem que ser uma pessoa bem especial, que conheça bem vocês, saiba um pouco da sua história.

Também uma pessoa única que precisa ser contratada bem no início, uma pessoa dinâmica que não crie uma cerimônia engessada. Tenho uma matéria a parte sobre isso, veja: Assessora de casamento.

Maquiagem e Cabelo (Making)

As mulheres entendem bem disso, dispensa comentários ehehee. Mas não deixe de agendar e conversar previamente com o profissional da sua escolha, leve fotos, mostre o que você tem em mente e faça o melhor.

Decoração

É de vital importância se ter um ambiente bem decorado, aconchegante onde você queira receber seus convidados. Converse bastante com a decoradora, procure visitar um dia em que esse profissional esteja trabalhando para você ver algo feito por ele. Assim você terá uma ideia bacana também para seu evento.

Converse com ele também sobre a iluminação que estará no local da mesa do bolo, no ambiente em geral. Um detalhe importante, é que haja uma boa iluminação nesse local para ser fotografado (aliás, fotógrafo depende de boa luz para fazer boas fotos).

Serviço de Buffet (alimentação)

Não existe coisa pior que saírem da sua festa falando mal do que comeram não é mesmo?

Escolha com muito cuidado esse serviço, marque com o buffet um dia de degustação, assim você conseguirá ter uma ideia melhor do que escolher para servir a você e seus convidados. Veja a qualidade do alimento, o tipo da bebida a ser servida, veja a sequência do que será servido e assim por diante.

Obs.: Não esqueça de pedir uma mesa reservada em algum lugar para a equipe de foto/filmagem rs.

Padrinhos, Madrinhas e Pagens

São pessoas importantes para que estejam lá naquele dia, não é? Hoje, na era whatsApp vemos que as pessoas não se conversam mais, então, ligue convidando essa pessoa, seria muito chato receber um convite desses por mensagem.

Vestido da Noiva

Tenho uma matéria a parte para isso, veja vestido de noiva.

Traje do Noivo

Não podemos subestimar esse assunto. É algo que também tem sua importância e precisa ser bem escolhido, dentro da tendência de moda. Veja alguém especializado no assunto, troque ideias, veja revistas etc. veja o Pinterest, lá você terá muitas opções.

Nossa, tem muita coisa pela frente, como:
  • O bolo e os docinhos
  • Os mimos para os convidados (chinelinhos por exemplo)
  • Os convites (nada de enviar por e-mail, facebook e muito menos por App hein rs)
  • Carro para o transporte da noiva
  • Lista de Presente
  • Planejamento da lua de mel
  • Escreva os votos (importante para esse momento e também para a foto)

Sessão de fotos: Pré-Casamento

Esse será sem dúvida um momento muito legal, não porque precisa ser um clichê a ser cumprido devido o casamento, mas sim, porque será um momento de descontração de vocês, momento de namorar, sorrir, correr e aproveitar esse momento de estarem juntos enquanto terá alguém registrando tudo isso. Com isso, também se estreitará a relação entre vocês e o fotógrafo que estará lá no seu melhor dia, e também se sentirão mais à vontade com ele no dia do evento. Com relação ao que vestir para essa sessão, veja a matéria que escrevi: Que roupa usar no ensaio.

Personalizem para chamar de seu

Pequenos toques pessoais podem trazer essa sensação para o seu dia. Uma foto do casal, incluir um detalhe importante da vida dos dois na decoração, um tema diferente, rótulos personalizados com as iniciais e a data da festa para lembrancinhas, bem-casados ou até mesmo para uma bebida feita sob medida para a festa de vocês. 

Tirem um tempo livre

E além de todas essas etapas e funções para conseguirem uma festa perfeita, devem também preservar o estado de espírito de vocês, que deve chegar ao altar em sua melhor forma! Parem por alguns dias e tentem esquecer todas as funções que ainda têm pela frente: isso é necessário e essencial. Reservem um dia da semana para um jantar romântico para relembrarem a razão da festa, ou quem sabe uma pequena viagem antes do grande dia.

Ninguém disse que seria fácil, mas hoje com a facilidade de informações vocês conseguem encontrar dicas essenciais para se organizarem nessa etapa da vida que exige bastante dedicação e trabalho. E quando a música de casamento tocar e for a hora de calçarem os sapatos, vocês terão a certeza de que tudo valeu a pena!

 

PRECISANDO DE FOTÓGRAFO PARA O SEU CASAMENTO?

Receber uma proposta

 

 

Duas perguntas frequentes que recebo dos noivos para o dia do ensaio são:

“Com que roupa eu vou?” e ou “O que eu levo?”

Sou super a favor de mais tempo fazendo fotos e menos tempo trocando roupas. Afinal, não sou fotógrafo de moda rsrs. Mas tenho como objetivo eternizar o amor, cumplicidade e alegria de vocês. Além disso, percebo que a cada troca, o casal sai um pouco “do ritmo” do ensaio. 

Usar apenas um look seria o ideal, porém, se você deseja fazer a troca,  venha vestido com o primeiro look (isso agiliza muito o processo), e faça a troca na metade do ensaio.

A maioria dos ensaios são realizados em ambiente externo e durante o dia. E a menos que o ensaio seja temático as dicas gerais são:

  1. Maquiagem leve

Um passeio no parque ou na praia vai combinar muito mais com uma maquiagem básica. A maquiagem para a pele faz toda a diferença (corretivo, base, pó e blush) além do rímel e batom. Se optar em usar sombra, prefira os tons pastéis e nada de brilho.

  1. Roupas e calçados confortáveis

Para mim, o mais importante na fotografia é o sentimento! Aquele sorriso natural só vai ser possível se o casal estiver a vontade e se divertindo. Roupas e calçados que estiverem incomodando vão atrapalhar bastante esses momentos.

  1. Acessórios

É complicado dar a minha opinião sobre esse assunto rsrs. Todos os dias nos deparamos com balões vermelhos de coração, lousas e letras de MDF etc.,enquanto o meu objetivo é capturar o sentimento e cumplicidade dos noivos. Prefiro acessórios que revelam a personalidade do casal. Como o violão dele, a sapatilha de bailarina dela. Ou ainda o carro antigo do casal e até mesmo o animal de estimação , o cachorrinho sempre é legal rs.

“Ahh! Mas eu não tenho nenhum hobby, nenhum cachorrinho e nenhum carro diferente” rsrsrs

Se você não levar nenhum acessório, vai ficar perfeito também. Se você levar balões, lousas e letras em MDF, vamos usar em apenas algumas fotos   . Além de marcar época (sim, você vai ser a pessoa que fez o ensaio na época dos balões rsrsrs), eles tiram muito a atenção de vocês na fotografia.

Agora, um buquê de flores, a aliança etc. será sempre bem vindo!  

Para o parque/chácara/cidade,

Salvos os ensaios temáticos, roupas muito sociais não ficam harmoniosas nesse caso. A preferência deve ser por roupas mais informais e alegres. Um vestido de estampa floral por exemplo, em um dia de sol, vai ficar perfeito. É importante evitar roupas com estampas e etiquetas muito evidentes, afinal você não vai querer que a marca estampada na sua roupa, chame mais a atenção que você, não é?

Ele: Calça/short com camisa/polo/camiseta. Tênis, sandália ,sapato ou sapatênis. 

Ela: calça/short/saia com blusinha; Vestido longo ou curto. Sapatilhas, rasteirinhas e até mesmo um sapato com salto (nesse caso leve um sapato baixo para caminhar entre um local e outro). Se você usar, lembre-se de combinar as jóias ou acessórios de cabelo com as roupas.

Ao optar por um vestido ou saia que não sejam longos use um short por baixo, assim você vai ficar muito mais a vontade pra fazer todas as loucuras que a gente pedir.

Outra dica muito importante é o casal escolher as roupas em conjunto. Assim será possível combinar os estilos. Ele de calça, sapato e camisa, não vai combinar muito se ela estiver usando um shortinho com blusinha e rasteirinha por exemplo. Não abuse também das cores. Imagine só ele usando uma polo pink, e ela um vestido todo amarelo  . 

Combinar cores pode ser uma boa ideia, ambos de jeans e parte de cima branca , ou cores lisas claras é um look sem erro.

Agora, se o seu ensaio for em ambiente interno ou a noite,  muito provavelmente, você poderá optar em usar roupas mais sérias e maquiagens mais fortes. Tudo vai depender da locação.

Para a praia,

Ele: calça dobrada/short com camisa/camiseta. Sandália ou chinelo de couro.

Ela: short/saia com blusinha; Vestido longo ou curto. Rasteirinha

Acho que toda noiva que vai fazer um ensaio na praia deve considerar um vestido longo e leve para um dos looks. Aliás, vestidos brancos em especial ficam um show!

Nesse caso, os dois de branco, ficará muito harmonioso também.

*Noivas, outra dica valiosa é lembrar que algumas roupas (principalmente as brancas) ficarão transparentes quando você se molhar, por isso não se esqueça daquele shortinho por baixo.   

A praia é um local muito comum para o trash the dress (ele e ela vestidos de noivos), mas isso é assunto para outro dia.

Esperamos que vocês tenham curtido as dicas. 

PRECISANDO DE FOTÓGRAFO PARA O SEU CASAMENTO?

Receber uma proposta

 

 

   

 

Hoje por aqui Carol e Lucas, casal incrível, cheio de atitude que tive o prazer de passar uma tarde com eles.

Pois é, eles deram um show nessa sessão. Sempre conectados, afim de fazer as fotos acontecerem. Isso facilita demais meu trabalho, tendo apenas que escolher os locais para o pano de fundo e compor a foto.

Iniciamos as fotos ali mesmo na Av. Paulista. Adoro as cores , contraste e a arquitetura a sua volta .

Carol e Lucas, espero que gostem dessa prévia. Foi muito bom conhecer mais vocês e fotografar essa fase de suas vidas!

Sem mais, vamos logo ver essas fotos lindas. Clique aqui e veja o álbum completo.

Local: São Paulo

 

Neste E-Session, anunciamos o casamento do casal Maiara e Gil. Em breve o grande dia.  Portfólio completo Aqui!

Maiara e Gil

Maiara e Gil

Chegou a hora de levar mais a sério a arte da fotografia e ter suas melhores fotografias para sempre…

mandamentosfoto

Para uma boa fotografia, a parte de todo o equipamento necessário e dos objetivos fixados pelo fotógrafo, há questões técnicas e alguns aspectos mais ou menos “universais” no mundo da fotografia e que o utilizador da câmara deve conhecer, perceber e explorar. Isto se quiser ter sucesso na hora de registar cada momento.

Estamos falando não só dos modos de disparo e de como deve ser configurada a câmara, mas também de conceitos como velocidade de obturação, profundidade de campo, abertura, ISO e outros “palavrões” que nem sempre são entendidos na totalidade pelos utilizadores, o que faz com que estes muitas vezes “passem ao lado” de todo o potencial que uma câmara digital encerra.

São muitos os outros pontos e aspectos a ter em conta no vasto e “mágico” mundo da fotografia (focagem, compensação de exposição, histograma, etc…), para tirar melhor proveito de uma câmara e conseguir surpreender os seus amigos com fotografias fantásticas dos seus melhores fases da sua vida.

Por isso um profissional com essas técnicas podem encantar e registrar os seus momentos que devem ficar para a sua história.

Givaldo Oliviera, a arte de fotografar

“Não fazemos uma foto apenas com uma câmera;
ao ato de fotografar trazemos todos os livros que lemos,
os filmes que vimos, a música que ouvimos,
as pessoas que amamos.”

Givaldo Oliveira