Não há como negar: Organizar um casamento dá muito trabalho, afinal, são muitos pequenos e grandes detalhes que devem ser pensados, desde a decoração de casamento, passando pela escolha do buffet até chegar ao tão sonhado vestido de noiva e todos os acessórios para que tudo seja perfeito. Se vocês são noivos perfeccionistas e precisam ter certeza de que tudo sairá do jeitinho como sonhavam, esse será um período de muito estresse, muitas preocupações e, consequentemente, algumas noites sem dormir.

Mas acalmem-se! Existem alguns segredos que os novos noivos ainda não conhecem e que irão revolucionar tudo o que vocês pensavam sobre a difícil tarefa de planejar um enlace. Confiram algumas dicas:

– Não façam reservas ou contratem fornecedores já no dia seguinte ao noivado, as coisas podem tomar diversos rumos nessa trajetória e uma decisão precipitada pode não se encaixar com o que vem pela frente.

– Tomem algumas semanas para conseguir enxergar a ideia geral que desejam para o evento e decidam tudo com calma. Façam uma lista de tarefas com um cronograma organizado do que deve ser feito primeiro e depois e siga essa programação.

 Uma coisa é o que vocês “Querem” e outra é o que “Precisam”

Saber se organizar previamente neste quesito também é dos grandes segredos para o êxito da festa, sem que acabe com a situação financeira de vocês, aqui se encaixa a necessidade de se ter uma cerimonialista (assessora). Para isso, tentem separar o que é imprescindível e necessário no casamento, daquilo que é “apenas” sonhos de consumo. As coisas necessárias são aquelas indispensáveis para poder realizá-lo, e muitas delas estarão na sua lista, mas coloque estas como prioridade. Se ao final tiverem que abrir mão de algo, a lista de “Desejos” ajudará a não prejudicar o evento e ainda se manterem dentro do orçamento.

Assuntos também importantes

Calma que estamos apenas começando. Em todo evento será necessário fazer anotações e orçamentos de outros serviços como:

Lista de Convidados

Faça uma prévia nessa lista, assim você terá uma ideia de quantas pessoas e quais serão importantes de estarem com vocês nessa data. Com isso, você também terá como fazer uma estimativa de gastos com o buffet.

Fotografia e Filmagem

De tudo que você irá contratar como serviço, a fotografia será sem dúvida o item de extrema importância para o casamento, pois contará sua história nesse dia e será lembrada através dela por gerações, um serviço prestado por pessoas únicas. Então se você gosta de um determinado fotógrafo, é melhor se apressar e contratá-lo logo.

Diferente de fornecedores como Bolo de Casamento e Decoração, o fotógrafo só pode atender um único evento por vez.               

Banda ou Dj

Você já foi naquela festa em que ninguém ficava parado? Pois é, essa função depende muito desse profissional. Não basta ter equipamento, além do equipamento ter que ser muito bom em vários aspectos, ele tem que interagir com o público, tocar as músicas que gostam e querem, isso também é de suma importância.

 O Assessor/Cerimonialista

Tem que ser uma pessoa bem especial, que conheça bem vocês, saiba um pouco da sua história.

Também uma pessoa única que precisa ser contratada bem no início, uma pessoa dinâmica que não crie uma cerimônia engessada. Tenho uma matéria a parte sobre isso, veja: Assessora de casamento.

Maquiagem e Cabelo (Making)

As mulheres entendem bem disso, dispensa comentários ehehee. Mas não deixe de agendar e conversar previamente com o profissional da sua escolha, leve fotos, mostre o que você tem em mente e faça o melhor.

Decoração

É de vital importância se ter um ambiente bem decorado, aconchegante onde você queira receber seus convidados. Converse bastante com a decoradora, procure visitar um dia em que esse profissional esteja trabalhando para você ver algo feito por ele. Assim você terá uma ideia bacana também para seu evento.

Converse com ele também sobre a iluminação que estará no local da mesa do bolo, no ambiente em geral. Um detalhe importante, é que haja uma boa iluminação nesse local para ser fotografado (aliás, fotógrafo depende de boa luz para fazer boas fotos).

Serviço de Buffet (alimentação)

Não existe coisa pior que saírem da sua festa falando mal do que comeram não é mesmo?

Escolha com muito cuidado esse serviço, marque com o buffet um dia de degustação, assim você conseguirá ter uma ideia melhor do que escolher para servir a você e seus convidados. Veja a qualidade do alimento, o tipo da bebida a ser servida, veja a sequência do que será servido e assim por diante.

Obs.: Não esqueça de pedir uma mesa reservada em algum lugar para a equipe de foto/filmagem rs.

Padrinhos, Madrinhas e Pagens

São pessoas importantes para que estejam lá naquele dia, não é? Hoje, na era whatsApp vemos que as pessoas não se conversam mais, então, ligue convidando essa pessoa, seria muito chato receber um convite desses por mensagem.

Vestido da Noiva

Tenho uma matéria a parte para isso, veja vestido de noiva.

Traje do Noivo

Não podemos subestimar esse assunto. É algo que também tem sua importância e precisa ser bem escolhido, dentro da tendência de moda. Veja alguém especializado no assunto, troque ideias, veja revistas etc. veja o Pinterest, lá você terá muitas opções.

Nossa, tem muita coisa pela frente, como:
  • O bolo e os docinhos
  • Os mimos para os convidados (chinelinhos por exemplo)
  • Os convites (nada de enviar por e-mail, facebook e muito menos por App hein rs)
  • Carro para o transporte da noiva
  • Lista de Presente
  • Planejamento da lua de mel
  • Escreva os votos (importante para esse momento e também para a foto)

Sessão de fotos: Pré-Casamento

Esse será sem dúvida um momento muito legal, não porque precisa ser um clichê a ser cumprido devido o casamento, mas sim, porque será um momento de descontração de vocês, momento de namorar, sorrir, correr e aproveitar esse momento de estarem juntos enquanto terá alguém registrando tudo isso. Com isso, também se estreitará a relação entre vocês e o fotógrafo que estará lá no seu melhor dia, e também se sentirão mais à vontade com ele no dia do evento. Com relação ao que vestir para essa sessão, veja a matéria que escrevi: Que roupa usar no ensaio.

Personalizem para chamar de seu

Pequenos toques pessoais podem trazer essa sensação para o seu dia. Uma foto do casal, incluir um detalhe importante da vida dos dois na decoração, um tema diferente, rótulos personalizados com as iniciais e a data da festa para lembrancinhas, bem-casados ou até mesmo para uma bebida feita sob medida para a festa de vocês. 

Tirem um tempo livre

E além de todas essas etapas e funções para conseguirem uma festa perfeita, devem também preservar o estado de espírito de vocês, que deve chegar ao altar em sua melhor forma! Parem por alguns dias e tentem esquecer todas as funções que ainda têm pela frente: isso é necessário e essencial. Reservem um dia da semana para um jantar romântico para relembrarem a razão da festa, ou quem sabe uma pequena viagem antes do grande dia.

Ninguém disse que seria fácil, mas hoje com a facilidade de informações vocês conseguem encontrar dicas essenciais para se organizarem nessa etapa da vida que exige bastante dedicação e trabalho. E quando a música de casamento tocar e for a hora de calçarem os sapatos, vocês terão a certeza de que tudo valeu a pena!

 

PRECISANDO DE FOTÓGRAFO PARA O SEU CASAMENTO?

Receber uma proposta